Reflexões Gilistas

Comentários e reflexões à volta da equipa de futebol do Gil Vicente F.C.

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

13.12.05

Gil é líder

Líder...de:
-maior número de jogos sem marcar: 8
-maior número de cartões por equipa: 52 (?!)

Os gilistas já tinham percebido que os árbitros não têm sido benevolentes com os nossos jogadores, mas 52 cartões é mais do dobro dos que têm os jogadores do Vitória de Setúbal. E desculpem lá, mas esses é que têm razões para andarem mais agressivos. ;)
O jogador gilista com maior número de cartões amarelos é o defesa Gregory, com 6.

O resultado disto são jogadores castigados, impedidos de jogar...e acrescentando aos lesionados, o Gil acaba por nunca ter a equipa na máxima força...ainda se anda à procura de um onze titular, de facto.

20 Comments:

Blogger Black & White said...

Um pouco caceteiros os rapazes... não?

quarta dez. 14, 02:44:00 da manhã  
Blogger ma said...

Nos jogos que eu presenciei, não achei nada de anormal...ao nível dos adversários...(embora possa ter havido um ou outro jogo um bocado mais agressivo não nas jornadas recentes).
Gostava de poder comparar o nº de faltas cometidas com as sofridas mas não consegui encontrar essas estatísticas.

quarta dez. 14, 09:50:00 da tarde  
Blogger Black & White said...

Bem, isso agora não interessa nada. Toca mas é a dar uma 'de três em pipa' ao Rio Ave que é pró galo cantar bem alto... e este poveirinho e varzinista (100% fanático... pela Graça de Deus) festeje uma vitória do GVFC, clube amigo... sobre esses canídeos vileiros!!!!!

Boa sorte Gil!!!!!!

sexta dez. 16, 10:11:00 da tarde  
Blogger ma said...

:D
Estou a ver que a rivalidade é mesmo grande! ;)

É assim mesmo, fazes muito bem B&W. O que o Gil (qualquer clube) precisava era de ter um bom par de adeptos com esse tipo de "fanatismo" que tu mostras ter.
Bibó fut :)

sexta dez. 16, 11:43:00 da tarde  
Blogger ma said...

Quanto ao Gil, bem vai precisar de sorte. Obrigada B&W ;)

sexta dez. 16, 11:54:00 da tarde  
Blogger Black & White said...

Pois então bibó Gil e bibó fut ;)

sábado dez. 17, 02:01:00 da tarde  
Blogger Black & White said...

canídeos vileiros, 1 x GIL VICENTE, 0

Bem aconteceu tudo ao contrário do meu prognóstico: não faço mais prognósticos para jogos do Gil... realmente ontem lembrei-me de ti no estádio do Varzim. Ao meu lado estava um pessoal a ouvir a Antena 1 e estavam a dizer 'olha o Gil já tá a levar na cabeça em Vila do Conde'... e eu pensei logo... bem mais me valia ter ficado calado. Mas depois não soube mais o que aconteceu no resto do jogo. Cheguei a casa, fui ao site da Liga ver os resultados e vi que o GVFC tinha perdido. Foi pena... mas prá semana é em casa... a oportunidade certa para voltar às vitórias... embora seja frente ao Braga. Não digo que o Gil vá vencer esse 'derby' minhoto... mas toca a acreditar que esta semana é mais curta...

Saudações varzinistas ;)

domingo dez. 18, 11:45:00 da manhã  
Blogger ma said...

:)

Pois é B&W, voltaram as derrotas. E não vi o resumo na TV, mas parece que um penalty por uma mão clara na área do Rio Ave mesmo nos últimos instantes do encontro, ficou por marcar. Incrivelmente os erros de arbitragem que se têm cometido desde há imensas jornadas até agora, beneficiaram sempre a outra equipa que não o Gil. Mas não andamos a jogar grande coisa, isso é um facto.
Mas desta vez foi o Varzim a vencer, e por isso ao menos tiveram vocês razões pra festejar. Já pudeste brindar os teus rapazes com um aplauso vitorioso ;)

Quarta-feira logo se vê, como é tempo de Natal bem que o resultado podia acabar por ser uma prenda. ;) Para nós contra os convencidos do Braga, pra vocês lá nos Açores.

Obrigada também pela tua presença B&W ;)

domingo dez. 18, 12:43:00 da tarde  
Blogger Black & White said...

;) Até ao resultado final é sempre tempo de acreditar...
Viva o Varzim e boa sorte Gil!!!

E ma... boa semana para ti ;)

domingo dez. 18, 10:00:00 da tarde  
Blogger ma said...

Obrigada B&W ;)
Que seja uma boa semana para ti também :)

Até amanhã ;)

domingo dez. 18, 11:27:00 da tarde  
Blogger ma said...

Caro support your local team, ;)

vamos por partes:

-Este blog iniciei-o não exactamente pelas mesmas razões que iniciaste o teu, ou que o Black & White e seu parceiro iniciaram o deles. Pelo menos não pela mesma razão principal, julgo eu. Como sabes tenho outra página na net onde aí sim, as notícias são actualizadas e mais em ordem, mas este espaço criei-o num dia em que me apetecia falar do clube, que é geralmente o que se passa quando estamos naquela altura do ano em que falta o futebol, em que acaba uma época e ainda não começou a seguinte.
Este foi portanto o local que criei para colocar os meus pensamentos sobre o Gil, sem pretensão de actualizar isto todos os dias, mas apenas quando me apetecesse mesmo dizer coisas. Por isso os posts aqui nunca foram muito abundantes.


- Ás vezes mesmo que apeteça dizer coisas, a vontade não é muita, outras vezes é o tempo q não é muito. E é provável que se não houvesse por cá nenhum visitante fiel, eu tivesse negligenciado um bocado este local.
Daí só tenho a agradecer o papel incentivador do Black & White, que tem marcado presença acompanhando este blog. E tem tornado este espaço de facto vivo apesar de pouco frequentado ou actualizado. O mérito é todo dele, sim.

-Polaco? Já não bastavam os espanhóis e os marroquinos...desconhecia esse uso, ou se calhar foste tu que o inventaste agora, não sei...de qq maneira, não sei a nacionalidade do Black & White, mas penso que seja português ;). Acima de tudo sei que é Varzinista

- Quanto à parte geográfica...então a Póvoa é aqui ao lado do Concelho de Barcelos. Se eu fosse lá de outra parte do Concelho, próximo de Braga ou assim, o mais certo é que sentisse mais proximidade de Braga do q da Póvoa, mas como não é assim...;)
Mas isso não tem assim tanto a ver, quero dizer...eu não sou do Varzim, sou do Gil. Agora o Varzim diz-me mais do q certos outros clubes devido em especial à questão geográfica.
Mas não digas q o Varzim não te traz boas recordações....decorria o ano de quê? 1989?

De qq maneira, seja de q clube for
é evidente q quem cá aparecer com boas intenções é benvindo. Como é esse o caso...não sei qual a estranheza

- Não compreendi a tua última afirmação :P

- Vê lá se arranjas uns minutitos de vez em quando para manteres o teu blog activo. Eu sei, tás com inveja pq precisavas de um "Black an White" por lá, mas eu não o deixo sair daqui! ;)
(just joking B&W ;))

segunda dez. 19, 07:40:00 da tarde  
Blogger Black & White said...

Polaco é a designação que os canídeos vileiros usam para identificar a malta da Póvoa... e nós chamamos-lhes marroquinos :D
Quanto ao resto, sinto que é o meu dever enquanto adepto fervoroso do Varzim... mas acima de tudo enquanto adepto fervoroso do desporto rei... incentivar a existência destes espaços de discussão sobre o quotidiano dos clubes da nossa terra... aqueles com que aprendemos a gostar de futebol... muito mais do que com FC Portos, SL Benficas ou Sportings.
Comigo foi assim: aprendi a gostar de futebol, porque um dia o meu pai levou-me ao estádio do Varzim ver uns tipos de preto e branco a jogar à bola... e a ganhar. Desde então (teria eu 5 ou 6 anos) sou um fanático deste grande clube que é o Varzim e um defensor da grande causa alvi-negra. E, cara ma, sinto-me lisongeado pelo mérito que me atribuis... mas na verdade a intenção é manter vivo este espaço... mesmo que para isso mantenhamos este diálogo amigo que temos mantido nos últimos tempos.
And further more, worry not: eu não vou sair daqui ;) Continuarei fiel a este blog que já se tornou de visita obrigatória. Simpatizo com o Gil, simpatizo com a terra e com as suas gentes... por uma questão de proximidade geográfica. Por isso, haja vitórias ou derrotas, lanço-te um apelo ma: escreve para os teus fieis visitantes poderem ler aquilo que pensas... mesmo que esses fieis visitantes sejam pouco mais do que... eu. E continua a passar pela 'virtual casa varzinista', como chamo ao Preto No Branco ;). Serás sempre benvinda... assim como sempre será quem vier por bem.

ALA ARRIBA VARZIM, FORÇA GIL VICENTE!

segunda dez. 19, 10:42:00 da tarde  
Blogger Black & White said...

ah... quanto ao que diz o outro blogger que tem um nome muito extenso... ... ... ... ... no comments

segunda dez. 19, 10:45:00 da tarde  
Blogger ma said...

:D

Uff, if you say so...já estou mais descansada...I was worried! ;);)

Pois bem, essa data que eu referi é mais 1990, que foi quando o Varzim foi anfitrião da subida do Gil pela 1ª vez na sua história à 1ª divisão. E foi esse momento que marcou a minha grande memória sobre o Gil. Eu só vi a caravana a passar na estrada nacional vinda da Póvoa, com euforia,colorida, bandeiras e pessoas a gritar. Só perguntei o que era aquilo. E o meu pai disse-me o que era. E era o Gil.Tinha subido à 1ª divisão. Foi esse o 1º contacto que me ficou sempre na memória.

É que a mim não me tinham levado ainda ao estádio. Gostava-se de futebol mas o Gil não era a figura central, não havia grande tradição.
[Nos finais da década de 70, inícios da de 80, a equipa mais próxima que andava pelo escalão maior era o Varzim. E por isso algum pessoal de cá (periferia do concelho) ia ver jogos do Varzim.]
E foi só passados uns anos desde essa data, que eu resolvi ir ver o Gil. Afinal eu gostava tanto de futebol, tinha uma equipa da minha terra no grande palco e não aproveitava a oportunidade de ver futebol ao vivo e torcer pela equipa da terra?! (Só podia ser parva;))
Desde aí foi sempre a crescer a identificação, o carinho e a vontade de apoiar. E a minha cadeirita lá está ;). Para os bons e maus momentos.

E já que falamos nisso, provoca-me grande irritação ver pessoas da terra a falarem dos grandes e não ligarem ao Gil!

hm, não sabia que eram apelidados de Polacos. Só conhecia os termos entre o Guimarães e o Braga. Canídeos vileiros soa mais interessante que marroquinos :D

Quanto à escrita B&W, com uma fiel e tão agradável presença como a tua por cá é claro que me sinto mais na obrigação de ir publicando qualquer coisita ;). No Preto no Branco continuarei evidentemente a passar, como tenho passado de forma muito frequente ultimamente.

By the way, a procurar a tal data encontrei isto B&W:

http://www.fortunecity.co.uk/olympia/goal/243/amelhor.htm

Não sei se já conheces, mas além de factos úteis para quem desconhecer, tem fotos antigas interessantes.

terça dez. 20, 08:35:00 da tarde  
Blogger ma said...

Brincadeiras aceites ;)
Haja calma, tá tudo bem.

Olha onde tens andado, então tens net ou não tens net? Há muito que não davas sinal de vida. Ficaste ocupado, subiste na carreira, foi? :P

Mangonga, quem não se lembra do grande Mangonga...

terça dez. 20, 10:21:00 da tarde  
Blogger Black & White said...

Esse link que referes é um pedaço da nossa gloriosa história... um 5.º lugar na 1.ª Divisão no meio dos colossos foi visto como uma fronta... e olha que um dos que se sentiu incomodado foi o Sr. Jorge Nuno Besta da Costa (não sei se ofendo susceptibilidades... espero que não ;) De resto, lembro-me do Varzim a partir de 85/86... antes disso nem tanto... era novinho demais :D.
Só tenho pena que quem concebeu este site se tenha desinteressado. Fê-lo na época 96/97 quando o Varzim esteve pela penúltima vez na 1.ª... mas depois a época começou a correr mal e o rapaz desistiu. Lembro-me que esses foram dois anos marcantes para mim: o Varzim subia de divisão e eu entrava para a faculdade... memórias... :)
Como memórias são as minhas recordações do equipamento do meu clube com o patrocínio da Superconfex... Maconde... aqui mesmo ao lado em Vila do Conde (sim, é verdade... o maior clube da Póvoa tinha um patrocínio vileiro :D)... E nas fotos, vês as bancadas como estão cheias? Lembro-me do primeiro jogo que o meu pai me levou a ver: VARZIM x Farense (2-2)... tinha eu 6 anos... chovia que 'Deus a dava'... mas o estádio apinhado... 11000 lá dentro... até o raio da superior central (descoberta) atulhada de guarda-chuvas. Hoje estão 1200 e... e...
Estou certo que nunca mais verei o nosso Old Trafford da Póvoa como o vi há 15 ou 20 anos... mas chega de lirismos... sei que hoje os tempos são outros...
Obrigado por teres relembrado também aqui neste espaço a história do Varzim... e obrigado pela fidelidade ao Preto No Branco. Tenho notado a tua presença... pois que assim continue a ser.

FORÇA GIL... ALA ARRIBA VARZIM

terça dez. 20, 10:28:00 da tarde  
Blogger ma said...

hehehe este espaço está a ficar nostálgico ou não sei como :D

O meu 1º jogo do Gil, foi contra o Belenenses em plena época de festas das Cruzes. Agora o resultado é q não me lembro se foi 1-1 ou viória 1-0...é provável q tenha sido o empate...

terça dez. 20, 10:37:00 da tarde  
Blogger Black & White said...

Árbitro Nuno Afonso no Santa Clara x VARZIM... o mesmo que surripiou o penalty nítido ao Gil Vicente em Vila do Conde... Mau... mau, mau.
Normalmente quem beneficia os canídeos prejudica o meu Varzim... vá lá ver a palhaçada :@(

terça dez. 20, 10:38:00 da tarde  
Blogger ma said...

He...quando for um tal de Hélio Santos tb é preciso ter cuidado...só más recordações. Muito más mesmo.

terça dez. 20, 10:53:00 da tarde  
Blogger ma said...

Acho que o passado Rio Ave-Gil foi o jogo de estreia desse Nuno Afonso na 1ª Liga. Ver se ele aprendeu com os erros ;)

terça dez. 20, 10:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker