Reflexões Gilistas

Comentários e reflexões à volta da equipa de futebol do Gil Vicente F.C.

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

10.4.06

Gil empurrado à força

Assistir a uma roubalheira jogo após jogo é frustrante. Ver penalties inventados, jogadores mal expulsos e golos que não entraram serem validados, é revoltante. De modo especial quando os cordelinhos se mexem nos jogos contra as equipas que lutam pelos mesmos objectivos. Prejudicassem o Gil contra o Porto...agora contra estes, tenham por favor vergonha de ser tão indiscretos. Sim, o destino do Gil está traçado...porque o resultado nos jogos do Gil depende não só das bolas que entram mas muito mais das que eles fazem com que entrem. Se dependesse apenas do futebol puro e duro, o Gil tinha hipóteses pois (já tinha pelo menos ganho a Guimarães e Amadora, ou seja tinha mais 4 pontos), mas nos dois últimos jogos em casa (nem em casa nos respeitam) ficou perfeitamente claro que a luta é desigual.

O jogo?
Gil-Estrela foi antes de mais um jogo equilibrado. Foi também o jogo das coincidências: Santamaria (que entrou no 11 inicial à última da hora) colocou o Estrela em vantagem a 3 minutos do intervalo. Coincidência: no anterior jogo em casa, os visitantes também tinham marcado por esta altura. Coincidência 2: tal como no anterior jogo em casa contra outro adversário directo (digamos), o fiscal de linha do lado da baliza sul, faz o resultado do jogo. Triste sina a nossa. Coincidência 3: Gregory volta a estar no centro...no jogo anterior foi injustamente expulso e castigado com um penalty, desta vez cabeceou para o golo do empate.

O jogo? Sim, equilibrado até ao golo do Estrela. Desigual ao ser assinalado um golo que nunca chegou a entrar e é terrível a forma como isso foi claro. TV? Câmara lenta? Não é necessário. João Pedro safou a bola antes da linha de golo. Mas é que não ficou a mínima dúvida nem nos jogadores do Gil, nem dos do Estrela, nem em nenhum dos cerca de 10000 (Aleluia) espectadores nas bancadas, muito menos para aqueles que estavam na posição do fiscal de linha em questão. As cenas de terror do último jogo em casa, estavam inacreditavelmente a repetir-se à frente dos nossos olhos. O público enfurecia-se com razão e a força de intervenção policial desfilava e assentava arraiais de frente para a bancada Poente (como aliás o viria a fazer mais vezes durante o jogo), irritando ainda mais o estado de espírito dos adeptos.

A segunda parte veio, o equilíbrio mantinha-se sem que houvessem muitas oportunidades de golo e como durante todo o jogo, o verdadeiro perigo do lado do Estrela vinha do veloz Manu. Era contudo o Gil que criava as melhores oportunidades para marcar, até que coube a Gregory conseguir o golo do empate. O golo catapultou a equipa e fez renascer a esperança do público. O Gil ganhou força e partiu para um domínio que foi avassalador a partir do momento em que Manu foi expulso. O Gil pressionava os 10 homens do Estrela que se mantinham encostados no seu meio campo defensivo e a bola só pontualmente voltava para o meio campo do Gil. A pressão era enorme. As tentativas contudo, fracassadas.
Carlitos fazia o que queria nos flancos, investindo continuamente em arrancadas que os defesas simplesmente não conseguiam parar. Os cruzamentos contudo ora acabavam nas mãos de Bruno Vale, ora no desvio dos defesas à boca da baliza, ora ainda num regressado Carlos Carneiro em tarde muito "não".
E de novo o sufoco causado não terminou em mais golos, de novo um empate com sabor extremamente amargo, de novo o Gil não ganha e vê assim o seu futuro mais claramente.


Foi bom ver o Estádio cheio...mas foi mau ver que estavam muitas pessoas que num campeonato com 34 jornadas, só lá puseram o pé ontem pela única vez nesta época.
Quantos espectadores irá o Gil ter a assistir aos jogos na Divisão de Honra?

De destacar que é o defesa Gregory que se apresenta como o melhor marcador da equipa.

O triste (mais uma vez) ponto-chave da partida: http://futebol.sapo.pt/ - tanto se me dá que as imagens induzam a pensar de uma maneira ou de outra. O facto é só um: nunca na vida a bola ultrapassou a linha de baliza.
Que eu saiba não existem no Estádio câmaras posicionadas em condições de provar que aquele fiscal de linha tomou a atitude correcta. Que não tomou. Nunca a bola que João Pedro desvia de cabeça, com os pés sobre a linha e a cabeça inclinada para a frente do corpo, sofrendo simultaneamente falta do jogador do Estrela, nunca...nunca entrou na baliza do Gil.

Tal como contra o Guimarães, o Gil teve o apoio massivo dos barcelenses; tal como contra o Guimarães, o Gil mostrou vontade e superioridade, e para escândalo geral o Gil foi, tal como contra o Guimarães, vítima de uma arbitragem que anda tudo menos desatenta às movimentações do fundo da tabela.

Nunca a imparcialidade tinha sido tão indiscretamente desmontada.


ORGULHO GILISTA, SEMPRE!

2 Comments:

Blogger Black & White said...

desmontada, destruida, brutalizada, assassinada, desmoronada, violada, ignorada, condenada... há mais a dizer?

Mantenham esse vosso orgulho... e já agora, aconteça o que acontecer, mantenham este blog

sexta abr. 14, 01:25:00 da manhã  
Blogger ma said...

É isso tudo, obrigada pelo vocabulário B&W ;)...é isso tudo

O orgulho estará sempre connosco, seja na 1ª divisão, divisão de honra, IIª B...ora bem mais abaixo do que isso é que...;) joking

E por isso aconteça o que acontecer, este espaço é pra manter... em princípio só irá ao ar quando o Blogspot for ao ar.
E é mantido por ti também B&W...a tua presença será sempre esperada e apreciada, como sempre tem sido :)

sexta abr. 14, 08:29:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker