Reflexões Gilistas

Comentários e reflexões à volta da equipa de futebol do Gil Vicente F.C.

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

27.4.06

Ser adepto

Não diz tudo...é impossível dizer tudo...mas diz bem, do que é estar na pele de um adepto. Retirado do jornal "Gilista" (recentemente lançado pelo clube, e do qual falarei mais tarde..quando a temporada nos abandonar e eu tiver que matar as saudades de alguma maneira)


-----
  • Ser adepto de futebol deve ser antes de mais adorar o futebol e respeitá-lo. É deixar-se envolver pela emoção e paixão - total, incondicional e incontrolável! Se não for assim, o jogo pode perder todo o sentido...


  • ser adepto de futebol passa quase sempre por gostar de um clube (mas gostar sem "meias tintas"!) - e isso envolve um grande grau de irracionalidade. Se calhar, por isso é que é tão popular. Talvez haja coisas que se devam apenas sentir...


  • ser adepto de futebol é sofrer! É estar preparado para sofrer, pela nossa equipa, em conjunto, partilhando com outros, como nós, esses momentos. Esquecem-se as diferenças sociais, etárias ou sexuais.


  • ser adepto de futebol é também ser radical: fazer uma escolha e viver com ela (para o mal e para o bem!). É ficar feliz ou triste, é tomar partido e levar isso até ao fim. Faz parte da nossa identidade...


  • ser adepto de futebol é nunca poder apreciar devidamente o mais belo golo do mundo se for marcado na nossa baliza. Por isso é algo de estúpido e glorioso ao mesmo tempo.


  • ser adepto de futebol é também rir e chorar sem qualquer tipo de vergonha associada.


  • ser adepto é pagar para jogar. Por isso dizemos "nós falhamos o penalty", ou "nós marcamos um golo". Nós também jogamos. E muitas vezes com que sacrifício!


  • ser adepto é gostar de estar num estádio, no meio de milhares que sentem o mesmo. É gostar da excitação, de um certo descontrolo emocional que não se encontra em muitos locais no resto da vida.

----

Quanto mais haveria para dizer...lamento pelas pessoas que não conseguem saber como é o sentimento...por aquelas que não sentem que a vida neste mundo seria muito menos agradável e muito mais deprimente se o desporto não existisse. Esta paixão que nos preenche...que mesmo quando nos deixa tristes, nos mantém agarrados...deve ser o sofrimento mais viciante...o estranho sofrimento do qual não nos queremos afastar. Que nos proporciona momentos infantis, inesperados, exagerados, extasiantes, memoráveis, únicos. O refúgio de quase todos os momentos da vida...às vezes sabe bem esquecer que se trata apenas de um jogo.

Adoro os meus clubes - embora para aqui só um seja chamado...É com eles que se sente aquela coisa rara, de que amar sem medida é o melhor, de que a eles, ao contrário de com quase tudo o resto, nunca se sente que se ama mais do que o que se recebe.

Força Gil...no matter what comes...

whatever will be, will be...and will be alright!

Posso até nem gostar da cor da tua camisola nem do nome, mas...

Amo-te G.V.F.C.

...e quanto mais só te deixarem, mais eu te amarei.


Foto: http://gvfc_fans.blogspot.com/

3 Comments:

Blogger ma said...

Parabéns por apresentares paciência para ler os posts...

Biba para sempre!...ganhe ou perca

sexta abr. 28, 09:19:00 da tarde  
Blogger asr said...

Um post pleno de paixão... eu também sou assim com o meu Varzim.
Como eu te entendo...


André Rodrigues a.k.a B&W

sábado abr. 29, 04:21:00 da manhã  
Blogger ma said...

Thanks...

segunda mai. 01, 09:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker