O dia começava bem...8 autocarros cheios de adeptos e de cachecóis vermelhos e azuis, a auto-estrada dominada por veículos (tanto pesados como ligeiros) gilistas, um grande orgulho e vontade de vencer o jogo que se ia jogar.

Pelo caminho o primeiro desaire, um dos autocarros escolheu o dia para avariar. Mas depressa se achou solução para o problema. Acabaram por ir só 7 autocarros mas com adeptos de 8 :D.
Chegados a Vizela, deparou-se-nos um cenário dramático: aparecia-nos pela frente algo semelhante à Serra da Estrela para escalar...mas com pior estado de terreno. Não há problema, ainda íamos com a força toda, se bem que aquilo era uma subida que nunca mais terminava. Dentro do estádio, mais subidas, desta vez por escadas. E eu a pensar, abençoado Estádio Cidade de Barcelos. A vista é muito bonita, o Estádio está rodeado por vegetação, mas confortável é que aquilo não é. E raios me partam se o Vizela subir, se aquele Estádio e seus acessos têm condições para a 1ª Liga. Segurança? Em nenhum local deve ser mais fácil alguém ter alguma queda.
Mas os adeptos do Gil lá se acomodaram nos extremos norte e sul da bancada poente, ao sol ou à sombra.
O jogo...o Gil foi a primeira equipa a criar uma grande oportunidade para marcar, mas quem não marca sofre e foi o Vizela logo de seguida que marcou o primeiro golo, depois do remate de longe ainda ter desviado num jogador da defesa do Gil e batido o estreante guarda-redes Hugo Marques. Sim, Paulo Jorge lesionado, Vítor Oliveira em má onda de sorte e a titularidade foi dada pela primeira vez ao Hugo, que esteve bem (eu achei que transmite confiança e tem pinta de quem tem confiança) e evitou outro golo certo do Vizela com uma palmada.
O jogo estava equilibrado, mas fomos para o intervalo a perder e as coisas não estavam fáceis. E na segunda parte nem por isso melhorou...o Vizela cobria melhor os espaços, fazia uma pressão constante, ganhava bolas atrás de bolas e ia com "dureza" aos lances. De modo que quando o Gil empatou o jogo, as preces eram para que terminasse assim. Mas não...os receios tornaram-se realidade e logo a seguir voltávamos a ficar em desvantagem. Tivemos um pardalito na mão mas deixámo-lo fugir.
Foi pena. Antes do jogo o pensamento ia na vitória, mas com o desenrolar do jogo, via-se que o empate seria uma "prenda" enorme.
Perdemos o jogo, mas pelo menos o trajecto de volta era a descer...e tivemos uma manhã de domingo (relativamente) bem passada...

Eis a classificação agora:
Trofense 45
Rio Ave 43
Vizela 41
Gil Vicente 40Estoril 38
Olhanense 38
E os próximos e últimos jogos:
GV - D. Aves
Freamunde -
GVGV - Penafiel
Olhanense -
GVGV - Beira Mar
O Trofense e o Rio Ave ainda vão ter que se defrontar, enquanto o Vizela tem um calendário muito semelhante ao nosso (vai jogar praticamente contra as mesmas equipas que nós).
Por isso, força nas canetas, rapazes!!!
PS: A claque do Vizela é uma bela porcaria.